Refeições escolares para a semana de 23 a 27 de setembro aqui.

sexta-feira, 11 de março de 2011

“Brinquedos do Nosso Mundo” no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Contactos e informações:
Praça 5 de Outubro
4470-601 Santa Maria de Avioso
Tel:229871144 | Fax: 229440633
Email: museu@cm-maia.pt
Site: www.cultura.maiadigital.pt

Funcionamento:
Terça a sexta: 9:30h-13:00h/14:00h-17:30h
Sábado e domingo: 14:30h-17:30
Agosto: encerra ao domingo

+/- Clique aqui para ver as Actividades

Exposição “Brinquedos do nosso Mundo”
Inauguração: 15 de Outubro de 2010 (21:00h)
Visita guiada: adaptada à faixa etária e sujeita a marcação
Visita livre: sem monitor
Esta exposição, em parceria com a Fábrica JATO e demais coleccionadores particulares, dá a conhecer aos visitantes a história do brinquedo português, através do contacto com exemplares representativos da sua evolução desde finais do séc. XIX até aos nossos dias.

Oficinas dos Brinquedos
Adaptada: faixa etária
Duração: 1 hora
Funcionamento: actividade sujeita a marcação
A oficina de brinquedos é um espaço que visa a criação/recriação de um brinquedo e/ou jogo que possa ser brincado, pois é essa a derradeira função deste bem cultural. Esta actividade exalta a importância que estes objectos têm no desenvolvimento da inteligência, da criatividade, da sociabilidade e sensório-motor das pessoas, independentemente da sua faixa etária.

Encontro com Artesão de Brinquedos
Adaptada: faixa etária
Duração: 1 hora
Funcionamento: actividade sujeita a marcação
Esta actividade possibilita o encontro entre o criador de brinquedos e o seu público. São dois mundos que se fundem e se transformam num único: “O Mundo dos Brinquedos”.

Espectáculo de Animação Teatral pelo Teatro Art’imagem
Público-alvo: 3/12 anos
Funcionamento: actividade sujeita a marcação
Esta actividade, complementar à visita da Exposição “Brinquedos do Nosso Mundo”, é centrada nos brinquedos brincados, nos jogos jogados, em movimentos transformados em acções e nas emoções sentidas, enfim são “personagens brinquedo” que ganham vida e povoam o espaço do Museu.

Concurso de Criação de Brinquedos
2ª Fase: Novembro 2010 a Abril 2011
Público-alvo: Lares e Centros de Dia
Regulamento a disponibilizar no site do Museu
É um projecto de parceria entre o Museu e a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho que visa estimular a imaginação criadora de todos os “inventores brincalhões” para a produção de brinquedos a partir da reinvenção funcional dos mais diversos materiais existentes no mundo que os rodeia.

Cabaz de Solidariedade da Época Natalícia
02 de Nov. 2010 a 12 de Dez. de 2011
É um acto de solidariedade concelhia que consiste na recolha de vestuário, brinquedos e livros, que se encontrem em bom estado, para, posteriormente, serem entregues pela Santa Casa da Misericórdia da Maia. Os bens, acima descritos, são depositados em cabazes que se encontrarão na Biblioteca Municipal, no Museu Municipal e na Quinta da Caverneira entre 02 de Novembro e 12 de Dezembro

Exposição “Arqueologia Na Maia: Ver, Tocar e Sentir a História”
Exposição permanente
Visita guiada: adaptada à faixa etária e sujeita a marcação
Visita livre: sem monitor
A Terra da Maia foi habitada por diversos povos, entre os quais os Madequisenses, que nos legaram inúmeros vestígios relacionados com os seus usos e costumes, objectos com uma história para contar que é preciso aprender a escutar e saber recuar no tempo para compreender a evolução de uma comunidade como a Maiata, uma entre muitas da sociedade humana. Em suma, esta exposição tem como objectivo consolidar a identidade local, estimulando o gosto pela história da Maia.

Oficina “Vamos Pintar no Paleolítico”
Público-alvo: 3/7 anos
Duração: 1 hora
Funcionamento: actividade sujeita a marcação
Esta oficina, subjacente ao tema da arte rupestre, tem início com a visualização de imagens de pinturas e gravuras efectuadas sobre a rocha pelo homem do Paleolítico Superior, seguindo-se a explicação das técnicas utilizadas (estampagem, sopro e pincel) e a experimentação de uma das técnicas adaptada à faixa etária dos participantes.

Oficina “Vamos Fazer no Neolítico”
Público-alvo: 8/12 anos
Duração: 1 hora
Funcionamento: actividade sujeita a marcação
Esta oficina, cuja temática é o modo de vida dos pastores agricultores do Neolítico, permite relacionar o aparecimento da agricultura com a necessidade de armazenamento de alimentos e sementes para o cultivo, o que levou à produção de peças de cerâmica. O objectivo final é a construção de uma lança ou de um pote em barro utilizando técnicas semelhantes à do Neolítico.

Sem comentários:

Enviar um comentário